Buscar

projeto capitulo 1


1.1      Definição de termos

Administradores, diretores e executivos:
Uso da informação contábil no processo decisório contribuindo para que as decisões possam ser tomadas com maior grau de acerto possível. Detalhes, precisões e agilidade da informação são requisitos básicos. Diretor executivo ou diretor geral (às vezes designado Chief executive officer, ou pela sigla CEO, em inglês) é a pessoa com a mais alta responsabilidade ou autoridade numa organização. Apesar de ser teoricamente possível haver mais de um CEO numa empresa, geralmente o posto é ocupado por somente um indivíduo, temendo-se que tal compromisso crie conflito dentro da organização sobre quem tem o poder de decisão. Todos os outros executivos prestam contas ao CEO.
Com a crescente globalização da economia e dos negócios, o termo vem sendo empregado também em países de língua não inglesa. Em Portugal o termo é utilizado informalmente, sobretudo em empresas de grande dimensão, apesar da designação oficial do cargo ser outra, tal como Administrador-Delegado, Presidente da Comissão Executiva ou Presidente Executivo. (BASSO, 2000, p. 22)

Algoritmo de Programação:
Um algoritmo é um procedimento computacional definido que recebe um ou mais valores (entrada) e produz um ou mais valores (saída). O algoritmo é aquela fórmula matemática, aquele pedaço de código, que fica ali no meio da entrada e da saída para transformar o primeiro no segundo. (CORMEN, LEISERSON, RIVEST STEIN, 2002, p.3).

Analise de Balanços:
Estruturação de dados e informações para a interpretação, estudos e projeções da situação patrimonial, econômica e financeira da entidade. (BASSO, 2000, p. 23)

Ativo:
O ativo representa todos os valores positivos da entidade, isto é, compreende os seus bens e direitos, expressos em moeda. (BASSO, 1996, p.42)


Auditoria:
Exame dos procedimentos administrativos, operacionais e das praticas contábeis, envolvendo a escrituração e as demonstrações contábeis, para certificar sua lisura, legalidade, correção e fidedignidade. (BASSO, 2000, p. 23)

Balancete de Verificação:
O balancete de verificação é a relação ordenada das contas que compõem o plano de contas da entidade com seis respectivos saldos. (BASS0, 1996, p.101)

Balanço geral:
O balanço é um dos mais importantes demonstrativos contábeis, através do qual podemos conhecer a situação patrimonial e econômico-financeira da entidade de um determinado momento. (BASSO, 1996, p.42)

Bancos, financiadores e investidores:
Informações patrimoniais, econômicas e financeiras, com vista a avaliar as reais garantias oferecidas quando da concessão de empréstimos e das aplicações de dinheiro da entidade. . (BASSO, 2000, p. 22)

Computação Gráfica:
A Computação Gráfica reúne um conjunto de técnicas que permitem a geração de imagens a partir de modelos computacionais de objetos reais, objetos imaginários ou de dados quaisquer coletados por equipamentos na natureza. (COMPUTAÇÃO GRAFICA, 2011)


Capital:
O capital, em contabilidade, representa os recursos ingressados na entidade, isto é, a origem dos recursos. (BASSO, 1996, p.45)

Conta:
Conta em Contabilidade foi concebida para perceber os registros da movimentação monetária (quantitativa) e a descrição dos diversos elementos que compõem o patrimônio, de forma a evidenciar a sua situação e o resultado de suas variações, de períodos em períodos, ao longo de sua existência. (BASSO, 1996, p. 63)

Contabilidade:
“Contabilidade é uma arte. É a arte de registrar todas as transações de uma companhia, que possam ser expressas em termos monetários. É também a arte de informar os reflexos dessas transações na situação econômico-financeira dessa companhia.” (BASSO, 1996, p.18)

Crédito:
As origens (ou fontes) dos capitais, que estão no lado direito do balanço representamos crédito. (BASSO, 1996, p.57)

Dados:
Os dados estão representados pelas informações a serem processadas por um computador. Estas informações estão caracterizadas por quatro tipos de dados, a saber: dados numéricos inteiros, dados numéricos reais, dados caracteres e dados lógicos.(MANZANO, OLIVEIRA,1997, p.21)

Demonstrativos e contábeis:
Relatos econômicos e financeiros originados da escrituração contábil, conhecidos no balancete de verificação, balanço patrimonial, demonstração de resultados de exercício, demonstração das origens e aplicações de recursos e demonstração de lucros ou prejuízos acumulados (ou demonstração das mutações do patrimônio liquido). (BASSO, 2000, p. 23)

Débito:
As aplicações dos recursos, que estão do lado esquerdo do balanço, denominaram débito. (BASSO, 1996, p.57)

Delphi:
O Delphi é muito utilizado no desenvolvimento de aplicações desktop, aplicações multicamadas e cliente/servidor, compatível com os bancos de dados mais conhecidos do mercado. O Delphi pode ser utilizado para diversos tipos de desenvolvimento de projeto, abrangendo desde Serviços a Aplicações Web e CTI (FUNARI, 2011).

Entidade contábil:
O termo “entidade”, para a Contabilidade, ganha o significado de pessoa física, ganha o ganha o significado de pessoa física ou jurídica a quem pertence o patrimônio a que registra, controla, observa, estuda, e sobre o qual aplica seus métodos e técnicas de explicitação prática. (BASSO, 1996, p.24)
Escrituração contábil:
A arte de registrar os fatos contábeis nos livros diários e razão constitui técnicas denominadas escrituração. (BASS0, 1996, p.14)

Fatos contábeis:
Fatos contábeis são acontecimentos de natureza econômica que provocam alterações num ou noutro elemento que constitui o patrimônio, e como tal se torna objeto de registro na Contabilidade da entidade. (BASSO, 1996, p.47)





Finalidades na contabilidade:
A finalidade na contabilidade é gerar informações de ordem física, econômica e financeira sobre o patrimônio, com ênfase para o controle e o planejamento. (BASSO, 1996, p.20)

Firebird:
O Firebird é um SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados) desenvolvido em mantido por uma comunidade de desenvolvedores e pela Fundação Firebird. O Firebird é um produto de Código Livre desenvolvido sobre licensaInterbaseLicense. A origem do Firebirdé a versão Open Source do Interbase 6.0 de Julho de 2000, quando a Borland liberou as fontes de seu produto. Algumas características do Firebird: O Firebirdoferece uma excelente solução como sistema gerenciador de bancos de dados de alto desempenho. Além disso o Firebirdlhe oferece excelente concorrência de acesso, alta performance, e uma poderosa linguagem com suporte a stored procedures e triggers de bancos.(FREITAS,2011)

Funções e objetivos da contabilidade:
Coletar os documentos comprobatórios dos atos e fatos administrativos e econômicos que ocorrem na entidade;

Classificar os documentos comprobatórios de acordo com as alterações que provocam no patrimônio da entidade;

Registrar os fatos contábeis decorrentes de alterações patrimoniais nos livros de escrituração contábil da entidade;

Acumular informações quantitativas e qualitativas do patrimônio e suas variações, em demonstrativos contábeis;

Revelar a situação patrimonial, econômica e financeira da entidade.

Resumir situações patrimoniais e suas variações, em demonstrativos contábeis; (BASS0, 2000, p. 21).
Governos federal, estaduais e municípios:
Efetuam estudos sobre dados contábeis das empresas para o planejamento e o controle de suas receitas tributárias, bem como das políticas macroeconômicas. (BASSO, 2000, p. 22)

HTTP:
Funciona sobre TCP IP e suas chamadas aos métodos são iguais ao RPC. Com o uso do HTTP, podemos comunicar nossas aplicações sem complicações com o Firewall e autenticação de usuário na WEB. O mesmo também não mantém informação sobre os seus clientes e não tem o controle de qual cliente se encontra ativo é o protocolo mais utilizado na Internet desde 1990. A versão 0.9 destinava-se unicamente a transferir dados na Internet (em especial páginas Web escritas em HTML). A versão 1.0 do protocolo (a mais utilizada) permite doravante transferir mensagens com cabeçalhos que descrevem o conteúdo da mensagem utilizando uma codificação de tipo MIMO. O objetivo do protocolo HTTP é permitir uma transferência de ficheiros (essencialmente no formato HTML) localizados graças a uma cadeia de caracteres chamada URL entre um navegador (o cliente) e um servidor Web (chamado de resto HTTPD nas máquinas UNIX). (HAERTEL, 2002, p.29).
HTML:
A HTML é uma tecnologia de ponta e tem mudado o mundo em que vivemos. Contudo, muitas informações importantes são perdidas quando os dados são convertidos para HTML – informações que, se preservadas, podem ser usadas para criar um mundo de aplicativos no World Wide Web.O HTML é uma linguagem de programação muito fácil de aprender, o que permite que qualquer pessoa, mesmo que nunca tenha programado possa enfrentar a tarefa de criar um website. O HTML é fácil e em pouco tempo poderemos dominar sua linguagem. Mais adiante, conseguiremos os resultados profissionais graças as nossas capacidades para o desenho e a nossa veia artística.
Uma vez conhecendo o conceito do HTML, vamos adiantar mais algumas coisas. Esta linguagem se escreve em um documento de texto, por isso necessitamos de um editor de textos para escrever uma página web. Sendo assim, o arquivo onde está contido o código HTML é um arquivo de texto com uma peculiaridade, que tem uma extensão.html ou.htm (é indiferente qual deles utilizar). De modo que quando programarmos em HTML, o faremos com um editor de texto, o mais simples possível e salvaremos nossos trabalhos com extensão.html, por exemplo: minhapagina.html. (CRIARWEB, 2011).



Inventario Geral:
O inventario geral é um relatório utilizado para conhecer o patrimônio de um ente qualquer. Trata-se de um levantamento dos bens, direitos e obrigações que integram um determinado patrimônio numa determinada data, obedecidos certos princípios e convenções que normatizam sua execução, independentemente da escrituração contábil. ( BASSO, 1996, p.27)

Inventário periódico:
Especialmente adotado por empresas de pequeno porte e por algumas de porte maior, mas com deficiência de recursos para manter um controle permanente sobre o estoque, esse método Consiste em contabilizar as compras de mercadorias, matérias-primas e outros materiais destinados á revenda ou a fabricação de produtos, numa “conta de despesa” chamada, , no primeiro caso, de “Mercadorias Compras”, e no segundo caso de “Compras de matéria-Prima”, “Compra de Materiais” e outras designações semelhantes, acumulando os valores de compras realizadas durante o período contábil (mês ou ano). (BASSO, 19996, p.115)

Inventário Permanente:
O método de controle de estoque permanente é o mais aconselhável uma vez ue ele permite um controle a cada entrada e a cada saída de mercadoria e/ou materiais destinados a fabricação, tanto por sistemas de fichas, planilhas eletrônicas, quanto contabilmente. (BASSO, 1996, p.117)

Lançamento:
Para fazer o registro de transações numa conta, utilizamos um guia de orientação chamado slip ou planilha de lançamento. (BASS, 19996, p.57)

Livro diário:
O registro oficial, legal, das transações de uma entidade é o livro diário, onde são registrados todos os fatos contábeis que nela ocorrem. (BASSO, 1996, p.64)



Livro caixa:
O Livro Caixa contém o registro de todos os recebimentos e pagamentos efetuados pelo Autônomo ou Profissional Liberal. São despesas as quantias despendidas na aquisição de bens próprios para o consumo, tais como material de escritório, de conservação, de limpeza e de produtos de qualquer natureza usados e consumidos nos tratamentos, reparos, conservação, e integralmente dedutíveis no livro Caixa, quando realizadas no ano-calendário. Para fins de apuração do Imposto de Renda, o contribuinte que perceber rendimentos do trabalho não assalariado, inclusive os titulares dos serviços notariais e de registro, a que se refere o art. 236 da Constituição, e os leiloeiros, poderão deduzir, da receita decorrente do exercício da respectiva atividade1 - a remuneração paga a terceiros, desde que com vínculo empregatício, e os encargos trabalhistas e previdenciários;2 - os emolumentos pagos a terceiros, assim considerados os valores referentes à retribuição pela execução, pelos serventuários públicos, de atos cartorários, judiciais e extrajudiciais;3 - as despesas de custeio pagas, necessárias à percepção da receita e à manutenção da fonte produtora. São despesas as quantias despendidas na aquisição de bens próprios para o consumo, tais como material de escritório, de conservação, de limpeza e de produtos de qualquer natureza usados e consumidos nos tratamentos, reparos, conservação, e integralmente dedutíveis no livro Caixa, quando realizadas no ano-calendário. (PORTALDECONTABILIDADE, 2011)
Objeto da contabilidade:
O objeto da contabilidade é o patrimônio, geral constituído por um conjunto de bons, direitos e obrigações pertencentes a uma determinada entidade. ( BASSO, 1996, p, 19)

Operadores Aritméticos:
Quadro 2

Símbolo
Função
Tipos Disponíveis
+
Adição
Inteiro, Real
-
Subtração
Inteiro, Real
*
Multiplicação
Inteiro, Real
/
Divisão Real
Inteiro, Real
**
Exponenciação
Inteiro, Real
MOD
Resto da divisão inteira
Inteiro
DIV
Quociente da divisão inteira
Todos
Fonte: PINTO, 1990, p. 15

Operadores Relacionais:
Símbolo
Função
Tipos Disponíveis
=
Igual
Todos
<> 
Diferente
Todos
>=
Maior ou igual que
Todos
<=
Menor ou igual que
Todos
Fonte: PINTO, 1990, p. 15

Operadores Lógicos:
Símbolo
Função
Tipos Disponíveis
E
Conjunção
Lógico
OU
Disjunção (não exclusiva)
Lógico
XOU
Disjunção (exclusiva)
Lógico
NÃO
Negação
Lógico
Fonte: PINTO, 1990, p. 16

Passivo:
O passivo representa todos os valores negativos da entidade. Compreende todas as obrigações, isto é, as dívidas da entidade. (BASSO, 1996, p.42)

Patrimônio Líquido:
O patrimônio líquido ou situação líquida é a soma algébrica do ativo e do passivo de uma entidade. Como o passivo representa os valores negativos, podemos deduzir que a situação liquida (SL) é a diferença entre o ativo e o passivo de uma entidade. (BASS, 1996, p.43)

Pessoa física:
Pessoa física entende-se a pessoa natural, identifica pelo registro de nascimento no cartório de Registro Civil, e junto á autoridade fiscal pelo CIC – Cartão de Identificação de contribuinte de Contribuinte da Receita Federal (mais conhecido por CPF – Cadastro de Pessoas Físicas). (BASSO, 1996, P, 24)

Pessoa jurídica:
Pessoa jurídica é um ente constituído geralmente pela pessoa física para praticar atividades comerciais industriais, de prestação de serviço e mesmo de natureza social, cultural, recreativa, entre outras sem fins lucrativos. (BASSO, 1996, p.24)

Regime de caixa:
O regime de caixa reconhece a receita no momento em que é efetivamente recebida (entrada de dinheiro no caixa) e a despesa no momento em que é paga (saída de dinheiro no caixa), daí à denominação regime de caixa. Nesse regime não são levados em conta as receitas ainda não percebidas e as despesas ainda não pagas. (BASSO, 1996, p.67)

Regime de Competência:
O regime de competência considera o fato gerado da receita e da despesa para determinar o momento de seu reconhecimento na escrituração contábil. (BASSO, 1996, p.66)

Representação Dos Elementos:
Os elementos positivos são denominados, ainda, Componentes Ativos e o seu conjunto forma o ATIVO.

Os elementos negativos são denominados componentes Passivos; por isso encontram-se no PASSIVO (MOURA, 1999, p.26).

Sociedade comercial:
Quando duas ou pessoas jantas decidem constituir uma entidade de negócios formam uma sociedade. (BASSO, 1996, p.25).

Sócios e/ou acionistas:
Uso da informação contábil para certificarem-se da real situação do patrimônio da entidade: segurança, lucratividade e rentabilidade do investimento realizado na entidade. . (BASSO, 2000, P. 22)

*-Tipos caracteres:
São tipos caracteres, as sequência contendo letras, números e símbolos especiais. Uma sequência de caracteres deve ser iniciado entre aspas (“”). Este tipo de dado é também conhecido como: alfanumérico, string. Literal ou cadeia. Como exemplo deste tipo de dado, tem-se os valores: “programação”, “Rua Alfa, 52 Apto !’, “Fone: 574-9988”, “04387-456”, “7”, entre outros.(MANZANO, OLIVEIRA,1997, p.21).
Tipos Inteiros:
São tipos inteiros, os dados numéricos positivos ou negativos, excluindo-se destes qualquer número fracionário. Como por exemplo, deste tipo de dado, têm se os valores: 35, 0, -56, entre outros. (MANZANO, OLIVEIRA,1997, p.21)

Tipos lógicos:
São os tipos lógicos ou boleanos, os dados com valores verdadeiros e falsos, sendo que este tipo de dado poderá representar um dos dois valores. Quando for necessário fazer uso deste tipo de dado, este devera ser escrito entre pontos, da seguinte forma: Falso. ou F. (para o valor lógico: falso) e .Verdadeiro. ou .V (para o valor lógico: verdadeiro). (MANZANO, OLIVEIRA, 1997, p.21)

Tipos Reais:
São os tipos reais, os dados numéricos positivos, negativos e números fracionários. Como exemplos deste tipo de dado têm-se os valores: 35, 0, 56, 1.2, -45.897, entre outros. (MANZANO, OLIVEIRA,1997, p.21)

XHTML:
O futuro da Internet precisa de uma linguagem de marcação que seja mais extensível e portátil do que o HTML. O caminho está levando ao uso do XML (abreviação de Extensible de MarkupLanguage,Linguagem de Marcação Extensível),um subconjunto do SGML que permite que tags personalizadas sejam processadas. E é aqui que entra o XHTML 1.0.O XHTML 1.0 foi escrito em XML, e são o padrão atual e o que está por vir que ajudarão os desenvolvedores da Web a prepararem-se para o futuro,(LEMAY, p.49, 2002).

O HTML 5 possui tags específicas para a inserção de vídeos no corpo da página. Basta inserir a tag de vídeo assim como se faz com aquela destinada às imagens. O HTML 5 também possui maneiras de descobrir a sua localização e informá-la aos sites e serviços que você acessa. Os APIs serão o ponto forte para determinar a localização de um usuário. No HTML 5, algumas vantagens serão implementadas como a possibilidade de entradas de valores ou palavras chave, além do banco de dados SQL (BARWINSKI,2009).

HTTP:
Funciona sobre TCP IP e suas chamadas aos métodos são iguais ao RPC. Com o uso do HTTP, podemos comunicar nossas aplicações sem complicações com o Firewall e autenticação de usuário na WEB. O mesmo também não mantém informação sobre os seus clientes e não tem o controle de qual cliente se encontra ativo (HAERTEL, 2002, p.29).
HTTPS:
HTTPS (HyperText Transfer Protocol Secure), é uma implementação do protocolo HTTP sobre uma camada SSL ou do TSL, essa camada adicional permite que os dados sejam transmitidos através de uma conexão cifrada e que se verifique a autenticidade do servidor e do cliente através de certificados digitais. A porta TCP usada por norma para o protocolo HTTPS é a 443.

Ingressos orçamentários:
Os ingressos orçamentários são aqueles pertencentes ao ente público arrecadado exclusivamente para aplicação em programas e ações governamentais. Estes ingressos são denominados Receita Pública. (FERREIRA, 2011, p.1)

Internet:
A Internet é um termo para designar um conjunto de computadores interligados que transportam informação de um lado pro outro. Isto é, você escreve um endereço de um site no navegador, ele transmite esse pedido por vários computadores até chegar ao local certo (o site solicitado). Aí, o site libera o acesso e, com isso, aparece na nossa tela. É tudo muito rápido e a gente não percebe, mas é isso que acontece.

Figura 1: Internet
Fonte: SARDINHA, 2011.

Inventario Geral:
O inventario geral é um relatório utilizado para conhecer o patrimônio de um ente qualquer. Trata-se de um levantamento dos bens, direitos e obrigações que integram um determinado patrimônio numa determinada data, obedecidos certos princípios e convenções que normatizam sua execução, independentemente da escrituração contábil. ( BASSO, 1996, p.27)

Inventário periódico:
Especialmente adotado por empresas de pequeno porte e por algumas de porte maior, mas com deficiência de recursos para manter um controle permanente sobre o estoque, esse método Consiste em contabilizar as compras de mercadorias, matérias-primas e outros materiais destinados á revenda ou a fabricação de produtos, numa “conta de despesa” chamada, , no primeiro caso, de “Mercadorias Compras”, e no segundo caso de “Compras de matéria-Prima”, “Compra de Materiais” e outras designações semelhantes, acumulando os valores de compras realizadas durante o período contábil (mês ou ano). (BASSO, 19996, p.115)

Inventário Permanente:
O método de controle de estoque permanente é o mais aconselhável uma vez de ele permite um controle a cada entrada e a cada saída de mercadoria e/ou materiais destinados a fabricação, tanto por sistemas de fichas, planilhas eletrônicas, quanto contabilmente. (BASSO, 1996, p.117)
Java script:
Java e uma linguagem de programação leve, interpretada e com recursos de orientações e objetos. O núcleo de linguagem geral foi incorporado na Netscape, Internet Explore em outros navegadores Web aprimorada para programação Web e com adição de objetos que representam a janela do navegador e seu conteúdo. (FLANANGAM, 2002, p.19)

Juros Simples:
O regime de juros simples, é aquele no qual os juros incidem sempre sobre o capital inicial. Este sistema não é utilizado na prática nas operações comerciais, mas, a análise desse tema, como introdução à Matemática Financeira, é de uma certa forma, importante.

Considere o capital inicial P aplicado a juros simples de taxa i por período, durante n períodos.

Lembrando que os juros simples incidem sempre sobre o capital inicial, podemos escrever a seguinte fórmula, facilmente demonstrável:

J = P . i . n = Pin

J = juros produzidos depois de n períodos, do capital P aplicado a uma taxa de juros por período igual a i.

No final de n períodos, é claro que o capital será igual ao capital inicial adicionado aos juros produzidos no período. O capital inicial adicionado aos juros do período é denominado MONTANTE (M). Logo, teríamos:
M = P + J = P + P.i.n = P(1 + i.n)
Portanto, M = P(1+in).(MARQUES, 2011)

Lançamento:
“Para fazer o registro de transações numa conta, utilizamos um guia de orientação chamado slip ou planilha de lançamento. (BASS, 19996, p.57)”

Livro diário:
“O registro oficial, legal, das transações de uma entidade é o livro diário, onde são registrados todos os fatos contábeis que nela ocorrem. (BASSO, 1996, p.64)”

Lucro:
“Lucro é expressão com sentido bastante amplo. No sentido genérico, lucro corresponde á diferença positiva entre receitas e despesas”. (RIBEIRO, 2003, p.279)

Lucratividade:
“É a relação do valor do lucro com o montante de vendas, ou seja, divide-se o valor do lucro pelo volume de vendas (lucro líquido/vendas)”. (EMATER, 2010)



Lucro Líquido:
Quando o exercício final indica lucro, será deduzido desse valor o montante dos prejuízos de exercícios anteriores, para efeito exclusivo de se formar uma base para os cálculos das partições estruturais. (RIBEIRO, 2003, p. 295)

Lucro Operacional:
“O lucro operacional é igual às receitas totais das operações menos os respectivos custos totais”. (EMATER, 2010)

Lucro operacional Bruto:
“A produção de bens ou serviços e a sua venda aos consumidores intermediários ou finais, por um preço que proporcione lucro, são os objetivos fundamentais das empresas industriais e de prestação de serviços.” (RIBEIRO, 2003, p.281)

Modalidades das Aplicações Financeiras:
“São diversas as modalidades das operações financeiras, destacando-se:
•Aplicações Financeiras
•Empréstimos Bancários
•Operações com Duplicatas
•Factorin”

A modelagem 3D com base em polígonos é uma das técnicas mais usadas para elaborar modelos 3D, devido a sua simplicidade e facilidade de manipulação. Essa facilidade acaba fazendo com que todas as ferramentas 3D ofereçam uma boa gama de opções para trabalhar com esse tipo de modelagem. Como essa é a técnica mais usada para criar objetos em 3d, sempre foco as minhas aulas de modelagem nesse tipo de procedimento, pois o conhecimento sobre modelagem poligonal é universal, e com apenas pequenas adaptações é possível migrar de software de maneira muito fácil (BRITO[AMSM1] , 2011).

“Constituem Obrigações para a empresa todos os valores que ela tiver apagar para terceiros (terceiros, nestes casos, são os fornecedores, isto é, as pessoas que vendem para a empresa)” (MOURA, 1999, p.22).

Orçamento:
Orçamento “Nada mais e do que colocar na frente aquilo o que esta acontecendo hoje”. Orçar significa processar todos os dados constantes no sistema de informação contábil hoje, introduzindo os dados previstos para o próximo exercício. (MARQUES, 2002, p.208)

Passivo:
“O passivo representa todos os valores negativos da entidade. Compreende todas as obrigações, isto é, as dívidas da entidade. (BASSO, 1996, p.42)”

Patrimônio:
“O patrimônio e um conjunto de Bens, Direitos e Obrigações de uma pessoa, avaliado em moeda. (RIBEIRO, 2002, p.54)”

Patrimônio Líquido:
O patrimônio líquido ou situação líquida é a soma algébrica do ativo e do passivo de uma entidade. Como o passivo representa os valores negatiovs, podemos deduzir que a situação liquida (SL) é a diferença entre o ativo e o passivo de uma entidade. (BASS, 1996, p.43).

Pessoa física:
Pessoa física entende-se a pessoa natural, identifica pelo registro de nascimento no cartório de Registro Civil, e junto á autoridade fiscal pelo CIC – Cartão de Identificação de contribuinte de Contribuinte da Receita Federal (mais conhecido por CPF – Cadastro de Pessoas Físicas). (BASSO, 1996, p, 24)

Pessoa jurídica:
Pessoa jurídica é um ente constituído geralmente pela pessoa física para praticar atividades comerciais industriais, de prestação de serviço e mesmo de natureza social, cultural, recreativa, entre outras sem fins lucrativos. (BASSO, 1996, p.24)

Photoshop:
O Adobe Photoshop é o aplicativo de edição de imagem mais usado em computadores Macintosh e Windows. Apesar da concorrência ser forte entre os mais variados programas ao longo dos anos, com preços que chegam a ser simbólicos até alguns milhares de dólares por licença, a Adobe informa que as vendas do Photoshop são responsáveis por mais de 80% do mercado de edição de imagens e que esse número continua crescendo. Isso torna o Photoshop quatro vezes mais usado do que todos os seus concorrentes juntos.
No que diz respeito à edição profissional de imagens, o Photoshop não é apenas líder de mercado, ele também é a única possibilidade para quem preza por maior qualidade nas imagens e seu tratamento. (PHOTOSHOP, 2011)

É um elenco de todas as contas previstas pelo setor contábil da empresa como necessárias aos seus registros contábeis.
É uma das contas utilizadas pela contabilidade de uma empresa. Cada empresa deve elaborar o seu plano de conta, de modo que atenda aos seus objetivos e a legislação pertinente (MOURA, 1999, p.61).

Pró-Labore:
É um instrumento para orientar os sócios da empresa a separar clara­mente a vida financeira do negócio das suas necessidades pessoais de recursos. Não se pode sangrar a empresa por conta de necessidades pessoais. Afinal de contas, a empresa é uma entidade à parte, uma pes­soa jurídica que deve ter seus recursos bem dimensionados para melhor enfrentar seus desafios no mercado. (SEBRAE, 2011 P.1)

Poupança:
“É a parcela da renda não utilizada para consumo, normalmente gerando investimentos”. (FULGENCIO, Paulo Cesar , p.492, 2007)

Previdência Privada:
É toda a entidade constituída sob forma de sociedade ou fundação, com a finalidade de instituir sob forma de sociedade ou fundação, com a finalidade de instituir planos privados de concessão de benefícios complementares ou assemblados ao da previdência social, acessíveis aos empregados ou dirigentes de uma empresa ou grupo de empresas, as quais, para os efeitos de regulamento que as regem. São denominados patrocínios. (FULGENCIO[AMSM5] , 2007, p.501)

Protocolo:
“Um protocolo é um conjunto de convenções padrão que orientará, devendo ser obedecido, e que permitirá o intercâmbio de dados entre computadores conectados em rede”. (KIOSKEA, 2011)

Receita:
“Expressão monetária do agregado de produtos ou serviços transferidos por uma entidade para seus clientes durante um período de tempo”. (MARQUES , 2002, p. 31)

Receita Bruta:
“É o preço unitário multiplicado pela quantidade vendida do bem.” (EMATER, 2010)

Receita Líquida:
“É a receita bruta menos as devoluções de produtos e os impostos pagos pela empresa”. (EMATER, 2010)

Regime de caixa:
O regime de caixa reconhece a receita no momento em que é efetivamente recebida (entrada de dinheiro no caixa) e a despesa no momento em que é paga (saída de dinheiro no caixa), daí à denominação regime de caixa. Nesse regime não são levados em conta as receitas ainda não percebidas e as despesas ainda não pagas. (BASSO, 1996, p.67)
Regime de Competência:
“O regime de competência considera o fato gerado da receita e da despesa para determinar o momento de seu reconhecimento na escrituração contábil. (BASSO, 1996, p.66)”

Representação Dos Elementos:
“Os elementos positivos são denominados, ainda, Componentes Ativos e o seu conjunto forma o ATIVO. Os elementos negativos são denominados componentes Passivos; por isso encontram-se no PASSIVO (MOURA, 1999, p.26).”

Na representação gráfica em forma de T, é usado para representar as contas que compõem o Patrimônio (balanço patrimonial), o lado esquerdo é do lado do débito, com exceção às contas retificadas. Também a representação gráfica em forma de T para representar as contas resultado (MOURA, 1999, p.59).




Remuneração:
A remuneração é o ato de recompensar em pagamento o serviço prestado por alguém; assim a questão central é transformar a visão atual da remuneração, ou seja, o salário em troca de trabalho, caracterizando um fator de custo para uma visão da remuneração como fator de aumento da competitividade (RH PORTAL, 2010).

Rentabilidade:
É uma medida do retorno de um investimento. Calcula-se dividindo o lucro obtido pelo valor do investimento inicial. Pode-se dizer que a rentabilidade é a quantidade de dinheiro que o investidor ganha para cada quantia investida. (EMATER, 2010).

Salário:
“O salário é a contarprestação devido pelo empregador ao empregado, em decorrencia dos servisos efetuados por este”. (DAMASCENO, 20904, p.120).

SEO:
O significado de SEO é Search Engine Optimization. Em português ele é conhecido como Otimização de Sites, MOB e Otimização para Buscas. O SEO nada mais é do que a otimização de uma página (ou até do site inteiro) para ser melhor compreendido pelas ferramentas de busca. A consequência da utilização das técnicas de SEO é o melhor posicionamento de um site em uma página de resultados de uma busca. Por exemplo, ao pesquisar no Google por “Marketing de Busca”, o primeiro resultado é este site. O SEO é uma prática sem garantias, ou seja, nenhuma empresa ou pessoa pode garantir que seu site fique em primeiro em uma busca, pois o único capaz disto seria o próprio site de busca como o Google ou o Yahoo.( MARIANO, 2011).
Servidor:
“Um servidor é como um QG, um computador central distribuidor responsável pelo gerenciamento e fornecimento de programas e dados para outros computadores que estão conectados à ele. Também conhecido pela sua denominação inglesa “HOST”.”( KIOSKEA[AMSM8] , 2011)

SGBD:
São programas específicos para gerenciar grandes bancos de dados. Geralmente existe um arquivo que contém todas as tabelas, índices, visões, objetos do sistemas, etc. E o SGBD é quem controla esse arquivo.(MONTEIRO[AMSM9] , 2004, p. 173)

“Capital, titular conta capital a realizar, reserva de correção monetária do capital, reserva legal, (MAIS ou MENOS) lucro ou prejuízo acumulado” (MOURA, 1999, p.67)

Sociedade comercial:
“Quando duas ou pessoas jantas decidem constituir uma entidade de negócios formam uma sociedade.” (BASSO, 1996, p.25).

Sócios e/ou acionistas:
“Uso da informação contábil para certificarem-se da real situação do patrimônio da entidade: segurança, lucratividade e rentabilidade do investimento realizado na entidade. (BASSO, 2000, P. 22)”

TCP/IP:
TCP/IP é o principal protocolo de envio e recebimento de dados, uma espécie de comunicador que fornece o endereço e o nome e permite a localização do outro computador devido ao recebimento das mesmas informações, sendo usado para estabelecer esta relação tanto na internet quanto em uma intranet. TCP  significa Transmission Control Protocol (Protocolo de Controle de Transmissão) e o IP Internet Protocol  (Protocolo de Internet),  esses dois foram os primeiros a ser definidos ( PEREIRA, 2011).



A escrituração é uma das técnicas da contabilidade que consiste em registrar, nos livros próprios, os fatos que provocam modificações no Patrimônio da empresa. A escrituração começa pelo livro Diário, no qual todos os registros são efetuados mediante documentos que comprovem a ocorrência do fato.(MOURA, 1999, p.15).

Tipos caracteres:
São tipos caracteres, as sequência contendo letras, números e símbolos especiais. Uma sequência de caracteres deve ser iniciado entre aspas (“”). Este tipo de dado é também conhecido como: alfanumérico, string. Literal ou cadeia. Como exemplo deste tipo de dado, tem-se os valores: “programação”, “Rua Alfa, 52 Apto !’, “Fone: 574-9988”, “04387-456”, “7”, entre outros.(MANZANO, OLIVEIRA,1997, p.21)

Tipos Inteiros:
“São tipos inteiros, os dados numéricos positivos ou negativos, excluindo-se destes qualquer número fracionário. Como por exemplo, deste tipo de dado, têm se os valores: 35, 0, -56, entre outros. (MANZANO, OLIVEIRA,1997, p.21)”

Tipos lógicos:
São os tipos lógicos ou boleanos, os dados com valores verdadeiros e falsos, sendo que este tipo de dado poderá representar um dos dois valores. Quando for necessário fazer uso deste tipo de dado, este devera ser escrito entre pontos, da seguinte forma: Falso. ou F. (para o valor lógico: falso) e .Verdadeiro. ou .V (para o valor lógico: verdadeiro). (MANZANO, OLIVEIRA, 1997, p.21)

Tipos Reais
“São os tipos reais, os dados numéricos positivos, negativos e números fracionários. Como exemplos deste tipo de dado têm-se os valores: 35, 0, 56, 1.2, -45.897, entre outros. (MANZANO, OLIVEIRA,1997, p.21)”


Conceitua-se como usuário toda pessoa física ou jurídica que tenha interesse na avaliação da situação e do progresso de determinada entidade, seja tal entidade empresa, ente de finalidades não lucrativas, ou mesmo patrimônio familiar. Para as finalidades deste trabalho, escolhemos como usuário preferencial o externo à entidade, constituído, basicamente, por: acionistas; emprestadores de recursos e credores em geral; integrantes do mercado de capitais como um todo, no sentido de que a quantidade, a natureza e a relevância da informação prestada abertamente pela entidade influenciem, mesmo que indiretamente, esse mercado. (WIKIDOT, 2011).

XHTML:
O futuro da Internet precisa de uma linguagem de marcação que seja mais extensível e portátil do que o HTML. O caminho está levando ao uso do XML (abreviação de Extensible de Markup Language,Linguagem de Marcação Extensível),um subconjunto do SGML que permite que tags personalizadas sejam processadas. E é aqui que entra o XHTML 1.0.O XHTML 1.0 foi escrito em XML, e são o padrão atual e o que está por vir que ajudarão os desenvolvedores da Web a prepararem-se para o futuro, (LEMAY, p.49, 2002).
O W3C desenvolve padrões para a criação e a interpretação dos conteúdos para a Web. Sites desenvolvidos segundo esses padrões podem ser acessados e visualizados por qualquer pessoa ou tecnologia, independente de hardware ou software utilizados de maneira rápida e compatível com os novos padrões e tecnologias que possam surgir com a evolução da internet. Com a padronização, os programas conseguem acessar facilmente os códigos e entender onde deve ser aplicado cada conhecimento expresso no documento. Padrões seus como HTML, XHTML e CSS são muito populares, contudo, em muitos casos são usados de forma errônea devido ao desconhecimento da especificação. É um dever de todo desenvolvedor Web respeitar e seguir os padrões de acessibilidade do W3C. A Güteweb Publicidade e Propaganda cria sites validados no W3C (GUTEWEBT,2011).

1.2      CRONOGRAMA

Quadro 1: Cronograma de atividades propostos

Atividades
Fev
Mar
Abr
Mai
Jun
Jul
Exposição do projeto aos alunos;






Início das atividades de pesquisa e aprendizado pelos alunos;






Elaboração do projeto;






Encaminhamento dos trabalhos sobre patrimônio e orçamento doméstico;






Desenvolvimento dos algoritmos necessários para a solução dessa atividade;






Desenvolvimento das pesquisas e trabalhos visando realizar os objetivos específicos propostos






Desenvolvimento do aplicativo na linguagem Delphi;






Desenvolvimento do Controle no Excel com o uso das fórmulas e macros necessários.






Elaboração dos sites e demais trabalhos práticos solicitados;






Teste e implementação do software desenvolvido;






Elaborar uma pré-apresentação do software ou da empresa em Flash.






Elaboração do relatório.






Elaboração da apresentação final.






Apresentação do trabalho referente o primeiro semestre






Correção dos trabalhos, fechamento do relatório final e entrega do CD/DVD













Fonte: REIS; STEFFEN; THIELKE; 2011.

Realizado


1.3         RECURSOS           

1.3.1    Recursos Materiais

Livros, CD-ROOM, Pen-Drive, internet, computador. Câmera digital.

1.3.2    Recursos Humanos

Professores, atendentes da biblioteca, palestrantes, pessoas entrevistadas.

1.3.3    Recursos Institucionais

Biblioteca, impressora, laboratórios de informática.


 

0 comentários:

Postar um comentário