Buscar

novas teclonogias

Ataques atingiram 100 sites de governos do RS, dizem hackers


Dois grupos que se declaram responsáveis pelos ataques virtuais a páginas do governo anunciaram, na quinta-feira, ter derrubado 500 sites de prefeituras no País, cerca de 100 deles de prefeituras e câmaras municipais gaúchas. Em consequência, a Companhia de Processamento de Dados do Rio Grande do Sul (Procergs) iniciou um rastreamento detalhado nos 3 mil portais administrados pela empresa, incluindo o de municípios. Até o início da madrugada desta sexta-feira, não havia sido identificada ação suspeita. As equipes de informática foram reforçadas, com funcionários suspendendo o feriado. As informações são do jornal Zero Hora.

Na tarde de quinta-feira, os portais da Presidência da República, do Senado, do Ministério dos Esportes e o Portal Brasil ficaram fora do ar. A ação ocorreu um dia após hackers do LulzSecBrazil deixarem outros sites do governo federal indisponíveis. Os ataques fazem parte de uma campanha mundial em parceria com outro movimento, chamado Anonymous. Um dos objetivos dos ataques seria acessar informações confidenciais. O LulzSecBrazil postou no Twitter um arquivo com supostos dados da presidente Dilma Rousseff e do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. O diretor superintendente do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Gilberto Paganotto, afirmou que as tentativas de invasão são frequentes, mas reforçou que a empresa consegue barrar as ações.

Entenda o caso
Na quarta-feira (22), sites do governo brasileiro saíram do ar por causa de ataques assumidos pelo LulzSecBrazil, o braço brasileiro de um grupo internacional da hackers. Foram alvo os sites da Presidência da República, do governo federal, da Previdência, da Petrobras e da Receita Federal. Na quinta-feira (23), as páginas da Presidência da República, do Senado e do Ministério dos Esportes sofreram com a ação dos hackers. Eles utilizam o chamado DDoS (sigla em inglês para distributed denial-of-service, ataque distribuído de negação de serviço), que usa robôs (máquinas) em várias partes do mundo para sobrecarregar um sistema. O objetivo dessas ações não é invadir o sistema, mas sim tirar o site do ar.

0 comentários:

Postar um comentário